PÃES CHATOS NA CHURRASQUEIRA

Receita ensinada no Fire Pit by Santander durante o Taste São Paulo 2021 por Luiz Américo Camargo.

 

INGREDIENTES

Rende de 8 a 10 unidades

  • 300 g de farinha de trigo branca
  • 180 ml de água
  • 30 ml de azeite (mais um pouquinho para untar a tigela)
  • 3 g de fermento biológico seco instantâneo
  • 6 g de sal

 

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela grande, junte fermento e a água, e dilua rapidamente, usando uma colher ou uma espátula.
  2. Acrescente a farinha, mexa bem, depois o sal. Por último, adicione e o azeite. Note que parece que a massa irá desandar. Mas logo o azeite se incorpora e a massa retoma sua estrutura. Quando os ingredientes estiverem bem agregados, comece a trabalhar com as mãos.
  3. Sove por cerca de dez minutos, apertando, dobrando e esticando a massa, até que ela esteja homogênea e elástica. Ela fica bem tenra, gostosa de lidar. A sova pode ser na própria tigela ou numa bancada enfarinhada.
  4. Modele uma bola, passe um pouquinho de azeite na própria tigela e coloque para descansar por mais ou menos 1h30. É importante cobrir, para não criar aquela “pelezinha” superficial, típica do ressacamento.
  5. A ideia é que a massa cresça, fique bem macia, dobre de tamanho. Estando assim, despeje-a em uma bancada coberta por farinha.
  6. Enquanto isso, é importante que a sua churrasqueira esteja bem quente. E que você coloque sobre ela uma frigideira – ou um arado, ou uma panela wok, invertida (que sejam de aço ou de ferro; no caso da wok ou da frigideira, se elas forem usadas, melhor).
  7. Aperte a massa com delicadeza, para que o gás saia e, com uma faca ou espátula, divida-a em oito ou dez pedaços iguais. Sugestão sobre como fazer? Aplaine a massa, deixando-a como um disco grosso. Corte em fatias, como se fosse uma pizza – pode ser até com um daqueles cortadores redondos, usados pelos pizzaiolos.
  8. Modele uma bolinha com cada pedaço, bem lisinha, bem esticada. Deixe todas sobre a bancada – enfarinhada – e cubra de novo com um pano. Espere 20 minutos. Queremos que elas cresçam um pouquinho e, principalmente, relaxem, para que abertura do disco se faça de forma mais fácil, sem aquele efeito “elástico”.
  9. Pegue cada bolinha e, sobre uma superfície coberta com farinha, comece a modelar os discos. Vai ficar melhor se usarmos o rolo de amassar.
  10. Você pode brincar e fazer várias espessuras. Um disco bem fininho, para que pareça um pão estilo saj. Que vai assar em 1 minuto de cada lado. Um disco mais grosso, tipo pita, que ficará mais fofinho. Ou um intermediário, que depois até pode ser coberto com molho, queijo, embutidos… como uma pizza improvisada.
  11. Coloque os discos prontos numa tábua, ou bandeja, ou tabuleiro. E se quiser que eles permaneçam mais macios, menos crocantes, mantenha-os cobertos com um pano de prato, à medida que forem saindo do forno ou da frigideira.

 

 

Confira outras receitas!
Confira outras receitas!