O SEBRAE, em parceria com o Taste Festivals, acaba de criar uma iniciativa que vai celebrar toda a diversidade dos ingredientes brasileiros e originalidade da nossa culinária, incentivando o crescimento não só dos produtores e do comércio local, mas também o turismo e a exportação de produtos brasileiros.
O Taste Sebrae Origens vai traduzir o sabor do nosso território por meio do talento de nossos produtores e cozinheiros e revelar a potência dos nossos IGs - produtos com Indicações Geográficas. Tudo isso em um jantar único que vai contar com o talento de 5 chefs, que vão criar pratos inéditos, cada um representando uma região do país.
Chef do Sororoca, em São Paulo, e uma das vozes mais respeitadas da cozinha paraense, Thiago Castanho é um defensor apaixonado da cultura amazônica. Sua cozinha destaca os sabores autênticos da região Norte, traduzindo a biodiversidade em experiências gastronômicas únicas.
Chef do Notiê e do Abaru (São Paulo), além do Roccia (João Pessoa), Onildo Rocha é um profundo conhecedor da gastronomia nordestina e um estudioso dedicado aos biomas brasileiros. Suas criações combinam técnica apurada e respeito à cultura local, trazendo à tona o melhor dos ingredientes regionais.
Chef do Mahalo, em Cuiabá, Ariani Malouf é uma das figuras mais emblemáticas da gastronomia do Centro-Oeste. Com múltiplos empreendimentos, ela une tradição e inovação, apresentando os sabores da região com criatividade e excelência.
Chef à frente do renomado Mocotó e do Balaio, Rodrigo Oliveira é uma referência nacional e internacional, sendo um verdadeiro embaixador da culinária sertaneja. Com suas criações, ele traduz a riqueza dos sabores do sertão em pratos que emocionam e conectam tradições a um público contemporâneo.
Comandando o Carlota em São Paulo, Carla Pernambuco é um ícone da gastronomia brasileira, representando a região Sul com sua cozinha criativa e cheia de personalidade. Seu trabalho celebra a tradição gaúcha, reinventada com um toque contemporâneo e autoral.
A Indicação Geográfica é um reconhecimento concedido a uma região que se tornou conhecida por produzir produtos com características específicas. Por exemplo, o Queijo da Canastra, que é produzido na Serra da Canastra em Minas Gerais. O clima, o solo, o cultivo, tudo influencia no seu sabor e faz dele único.
Entre os IGs brasileiros temos cafés, frutas, vinhos e espumantes, carnes, pescados e derivados, mel e própolis, cachaças, queijos, cacaus e chocolates, farinhas de mandioca e outros produtos alimentares como doces, pimentas, ervas-mate, arroz e muito mais.
A diversidade geográfica e cultural do Brasil favorece uma ampla variedade de regiões produtoras, totalizando hoje 122 produtos com indicação geográfica e com potencial para muito mais.