Com forno 100% elétrico e tecnologia exclusiva,
Fornetto inova no mercado de fornos para pizza
Empresa amplia portfólio e apresenta os modelos Fornetto Clássico e Fornetto Slim, mantendo a tradição e qualidade que conquistou empreendedores e apaixonados por pizza
Massa de longa fermentação feita artesanalmente, ingredientes frescos para a cobertura, aromas que perfumam o ambiente e cuidado no preparo; a pizza artesanal com características que se aproximam da verdadeira pizza napolitana vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Mas, para os criadores da Fornetto, um fator parecia não acompanhar essa tendência: faltava um forno compacto, prático e versátil para fazer uma pizza de qualidade dentro de casa, apartamento ou delivery.
A empresa foi idealizada durante a pandemia, quando os sócios se juntavam para fazer pizza por hobby: “Não podendo sair para comer uma boa pizza, decidimos fazer a nossa. Estudamos tudo o que podíamos para nos aproximarmos ao máximo de uma pizza napolitana, mas esse tipo de pizza exige cocção em alta temperatura (cerca de 400 graus) em um curto período de tempo (até 3 minutos). Isso normalmente se conseguia apenas com fornos a gás ou a lenha, o que fica inviável se você mora em uma casa pequena ou em um apartamento onde não é permitida a utilização de botijão de gás”, explica Marco Moleti, um dos fundadores da Fornetto.
Foi então que o grupo de empreendedores iniciou uma série de testes ao longo de dois anos para o desenvolvimento de um forno elétrico com tecnologia exclusiva. Dentre algumas das conquistas que a empresa obteve após os testes, está o desenvolvimento de sua tecnologia única, chamada IBC (Intelligent Ballast Control), que mede e controla com precisão a temperatura da pedra; somada ao controle digital de temperatura, a tecnologia dispensa a utilização de termômetros externos, trazendo mais praticidade e segurança ao pizzaiolo. Também se destacam o isolamento térmico eficiente (distribuição do calor por igual para uma pizza assada de maneira uniforme) e o baixo consumo elétrico (cerca de R$1,40 por hora durante uso em bandeira SP).
“Pouco a pouco, fomos chegando em um resultado além do que esperávamos e decidimos que não queríamos viver essa experiência sozinhos, precisávamos compartilhar com outros apaixonados por pizza. Em março de 2022, lançamos a Fornetto” – comenta Marco.



