Receita por Luiz Américo Camargo.
Numa tigela de inox, misture 350 g de água, 4 g de fermento biológico seco instantâneo, 400 g de farinha, 8 g de sal. Mexa bem. Assim que os ingredientes estiverem bem incorporados, junte 30 ml de azeite extravirgem. Mexa até o azeite ‘sumir’. Use um pão-duro – a massa é tão mole que fica difícil manipular. Mas é assim mesmo.
Cubra a tigela por cima, espere 15 minutos e, com o pão-duro, faça dobras na massa, sobre ela mesma – isso vai estruturar, trazer liga para a massa. Espere mais quinze minutos, faça mais dobras. Repita mais uma vez. A cada dobra, repare que a massa estará mais crescida e mais firme.
Deixe descansar 15 minutos.
Vire a massa sobre uma bancada bem enfarinhada, deixe ela se espalhar. Coloque mais farinha por cima. Com uma espátula de corte (ou faca grande), divida em 4 pedaços compridos, como baguetes, só que bem rústicas.
Coloque os pedaços numa assadeira antiaderente (ou untada). Ligue o forno, bem alto, acima de 220 graus. Deixe aquecer por 30 minutos. Ponha a assadeira no forno e, neste momento, se possível, faça vapor, com um borrifador doméstico. Deixe assar por 20 a 25 minutos, ou até dourar bem.
Obs: se achar que sua farinha não vai aguentar a hidratação da receita, reduza em 5 ou 10% a medida inicial de água.