Comer bem é um dos maiores prazeres da vida. E é por isso que o Taste Festivals é um evento que reúne restaurantes da alta gastronomia a preços acessíveis, para compartilhar a arte da culinária e o prazer de comer bem com o maior número de pessoas possível.
Seus pilares são o empreendedorismo, a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade, o entretenimento, a curadoria, a conexão e a experiência. E aqui você vai encontrar um pouco sobre todas as iniciativas adotadas em nossas edições.
DIVERSIDADE
- Destacamos a atuação das mulheres na gastronomia de modo consciente e afirmativo.
- Estabelecemos como regra a equidade de gênero com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários.
- As aulas nas áreas de conhecimento são realizadas pelo mesmo quantitativo de Chefs homens e mulheres.
- Metade dos expositores e empreendedores são mulheres.
- Metade das chefs que dão aulas nas áreas de conhecimento são mulheres e garantimos a visibilidade às chefs que comandam esses espaços nos bastidores.
- Contamos com uma equipe diversa que contribui diretamente nos processos de tomada de decisão e criação de diretrizes de acessibilidade e inclusão.
- Promovemos a cultura gastronômica brasileira em toda a sua riqueza e diversidade regional
- Placas no evento reforçam a importância da diversidade e tolerância zero à discriminação, reforçando nosso compromisso.
INCLUSÃO
- Disponibilizamos banheiro neutro, para uso independente da identidade ou expressão de gênero.
- Disponibilizamos de forma gratuita 1.800 ingressos para estudantes da rede pública de ensino.
- Através de parceria com a Gastronomia Periférica, estudantes de gastronomia têm a oportunidade de atuar em várias áreas do evento e ter contato com profissionais da área, experimentando os desafios e ritmo de uma cozinha de grandes exigências técnicas.
- Incentivamos e damos visibilidade aos artistas e bandas de pouca expressão nacional, através de parceria com startup de gerenciamento de artistas iniciantes.
Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão por meio de parcerias com vários projetos.
- Downlícia: Chef Gabriel Bernardes, jovem com síndrome de Down, marcou presença em aulas de grande sucesso nas edições de 2021 e 2022, ensinando a receita de seus brigadeiros e demonstrando o poder da gastronomia de promover inclusão.
- Gastronomia Periférica & Organicamente Rango os negócios sociais Gastronomia Periférica, do chef Edson Leite; e Organicamente Rango, de Thiago Vinicius e sua mãe Tia Nice, além de trazer deliciosos pratos em suas participações como restaurantes, também oferecem aulas que destacam insumos orgânicos, sustentabilidade e aproveitamento total de ingredientes.
- Migraflix: a Migraflix é uma ONG reconhecida internacionalmente por seu trabalho no fomento do empreendedorismo de migrantes na América Latina por meio da gastronomia e cultura. No Taste, seus cozinheiros embaixadores ensinam receitas típicas de países como Venezuela, Colômbia e Angola, entre outros, trocando experiências e expandindo as fronteiras do público.
- Sustentabilidade: a participação do Projeto A.Mar, fundado em Ilhabela, trouxe ao festival uma rica discussão sobre gastronomia de coleta e sustentabilidade. O público teve a oportunidade de conhecer pratos e produtos desenvolvidos pelo projeto, que capacita comunidades locais por meio do ensino de técnicas ancestrais de conserva e aproveitamento que promovem a pesca sustentável.
- Casa Diversa: Escola fundada recentemente, dedicada a atender pessoas LGBTQIAP+ vulneráveis, em situação de privação de liberdade e/ ou egressas do sistema penitenciário, capacitando-as para o mercado de gastronomia e hospitalidade.
O projeto foi apresentado ao público do Taste por meio de uma aula no Papo de Cozinha.
- Projeto Prisma – Dedicado à educação e integração de jovens com necessidades especiais, o projeto liderado pela educadora Leilah Neme participou do Taste promovendo uma aula do chef João Victor Neme com o apoio de dois jovens cozinheiros com Síndrome de Down, Ian Santana e Anna Paula Basílio.
- Iniciativa Bandoneón – Ação criada pelo chef Sebastián Parasole, professor do IESB. Um projeto que se dedica a melhorar as refeições em escolas públicas, ensinar merendeiras e promover ideias como o aproveitamento total dos alimentos e a eliminação do desperdício. No Taste, ele mostrou uma receita para aproveitar bananas bem maduras.
- Projeto Cerrado no Prato/ Instituto Cajuzinho – A chef e professora Ana Paula Jacques e o chef Simon Lau fizeram aulas destacando técnicas e ingredientes aprendidos e obtidos com as comunidades quilombolas. E convidaram membros da comunidade, os Kalungas, para mostrar métodos tradicionais do manejo de produtos do Cerrado como baru e babaçu.
- Projeto Arca do Sabor – A professora e chef Alessandra Brant do projeto fez uma aula dedicada às crianças, mostrando que comer bem e saber usar ingredientes é algo que pode ser praticado desde bem cedo – e deve ser aplicado inclusive na escola, não apenas em casa.
ACESSIBILIDADE
- O Taste oferece acessibilidade para pessoas com deficiência e suporte para todo o público.
- Disponibilizamos uma infraestrutura acessível com rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados e sinalização adequada.
- Oferecemos cardápios em braile.
- Contamos com equipe de atendimento em Libras.
- Usamos a hashtag #PraTodosVerem e descrição de imagens em nossas redes sociais para viabilizar o uso de ferramentas de apoio à leitura por pessoas com deficiência visual, baixa visual ou neurodivergentes.
SUSTENTABILIDADE
- Evitamos o desperdício de alimentos e insumos.
- Treinamos e conscientizamos as equipes de trabalho.
- Fazemos a gestão de resíduos em todas as etapas do evento com o apoio de equipes de triagem.
- Auxiliamos os restaurantes no correto descarte de óleo, reciclagem e reaproveitamento.
- Desde a 1ª edição utilizamos pratos e talheres biodegradáveis, estabelecendo um padrão reproduzido por outros eventos.
- Reaproveitamos o material impresso utilizado no evento e as lonas cenográficas descartadas na desmontagem são doadas para ONGs e transformadas em aventais e outros materiais como bolsas e estojos escolares.
- Neutralizamos parte do carbono gerado pelo evento.
- Placas no evento reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade
METAS PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS
Atuar nos seguintes pilares principais:
MINIMIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
- Exclusão do Plástico do evento( copos)
- Reutilização das águas chuvas
- 100% de neutralização de carbono
INCLUSÃO SOCIAL
- Meta para as equipes de equidade racial na contratação de pessoas
- Meta para contratação de idosos e pessoas com deficiência
- Curso de Aprendiz com a finalidade de capacitar jovens alunos da periferia
GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA.
- Trainee Social: reaproveitamento dos ajudantes das áreas de conhecimento para contratação posterior entre os restaurantes pós evento
- Incentivar e dar visibilidade as cooperativas de reciclagem e gerar mais empregos diretos e indiretos.
- Empreendedorismo Social: utilizar o espaço para capacitação de pessoas para o mercado de trabalho de merendeiras.