Atraindo legiões de fãs à Vila Medeiros, o Mocotó vem cativando o público brasileiro (e turistas estrangeiros) não apenas com seus pratos de raiz nordestina. Os drinques do Mocotó Bar, sob o comando de Ney Albuquerque, mais e mais vêm chamando a atenção especialmente por aqueles que se interessam por uma coquetelaria de matriz genuinamente brasileira. Referências nas caipirinhas, o Mocotó Bar tem expandido sua carta de bebidas em várias direções, entre clássicos e novidades autorais.
Se Marcelo Corrêa Bastos comanda diretamente a cozinha do restaurante, quem responde pelo Bar do Jiquitaia é Nina Corrêa Bastos. Com uma coquetelaria moderna, que, no entanto, não descuida dos clássicos, o bar tem especial apreço pelos sabores brasileiros. Nina é uma das grandes especialistas em cachaça da atualidade, e escolhe a dedos os rótulos que compõem suas caipirinhas, entre as mais prestigiadas da cidade. Drinques como a caipirinha de limão e caju, e o caju amigo recordista de vendas no Taste, certamente matarão a sede de quem visitar o evento.
Fundada em Lisboa pelo consagrado chef Vitor Sobral, a Tasca da Esquina chegou a São Paulo pelas mãos do restaurateur Edrey Momo em 2012. Sobral, conhecido por pesquisar a tradição portuguesa, mas sempre com um olhar inovador, tornando os pratos mais leves e instigantes, manteve na Tasca paulistana o mesmo espírito de sua cozinha – que, por aqui, é executada pelo chef Renan Lorencetti. Estreando no Taste, o restaurante vai demonstrar sua expertise com o bacalhau e com outras delícias que tornaram a Tasca a referência de cozinha portuguesa moderna na cidade.
Um dos mais recentes e ousados projetos a ocupar o Centro da cidade, no terraço do Shopping Light, na Praça Ramos, o restaurante Notiê e o Abaru trazem o talento de Onildo Rocha. Pesquisador dos ingredientes brasileiros, chef do Roccia, em João Pessoa, Onildo, no Notiê, serve menus-degustação com um conceito: o de investigar a fundo um bioma nacional, durante toda uma temporada. Já no Abaru, ele explora as possibilidades de um bar gastronômico, levando petisco e pratos casuais, de inspiração nordestina (caso do rubacão com carne de sol), a outros níveis de criatividade e execução. Participando pela primeira vez no Taste, o chef vai apresentar pratos deliciosos, explorando as duas vertentes.
Cozinheira em constante evolução, Tássia Magalhães, apesar de jovem, é hoje uma das chefs de maior expressão no país. Sócia de vários restaurantes, força criativa por trás de uma série de casas de diversos estilos, Tássia tem sua trajetória mais comumente associada à cozinha italiana. Mas mostra cada vez mais competência criativa no Nelita, seu restaurante autoral, além de se destacar com os pães e doces do Meg Market e os arrozes do riso.e.ria. No Taste, participando neste ano dos dois fins de semana, a chef também vai servir, para alegria dos fãs, seu famoso bolo de chocolate.
Arri Coser e Gilson Belusso comandam o restaurante que revolucionou o rodízio de carnes, aproximando-o do conceito de menu-degustação. Coser é um dos grandes nomes da história do churrasco, não só no país, mas no mercado norte-americano. O NB foi fundado em Porto Alegre e chegou a São Paulo em 2013, já com as características que o consagraram: matéria-prima de alta qualidade, serviço atento, execução e pontos sempre precisos. Presentes no Taste desde 2016, o NB é parada certa para muitos visitantes do evento, sempre em busca dos sabores do brisket, do NB steak, da porchetta.
Às portas de completar 50 anos, o restaurante do chef Rodrigo Oliveira parece mais vigoroso do que nunca. Segue mantendo as tradições da cozinha nordestina, sempre na Vila Medeiros, zona norte, mas continua inovando no cardápio e abrindo espaço para iniciativas de alto impacto social, como a Quebrada Alimentada, com a produção de refeições para famílias carentes da região. Rodrigo Oliveira, que no ano passado inaugurou o Caboco, em Los Angeles, vem se confirmando com um dos grandes chefs do país, e autor do prato mais copiado do Brasil, o dadinho de tapioca – sucesso também no Taste, e já confirmado no cardápio deste ano.
Bistrô mais famoso de São Paulo, sucesso há 12 anos, o Le Jazz nunca se desviou da proposta de recriar com fidelidade as receitas dos pequenos restaurantes parisienses, sempre com atenção ao sabor e à qualidade dos produtos. Participante do Taste desde a primeira edição, o restaurante do chef Chico Ferreira vem conquistando o apetite dos fãs do evento com pratos como steak tartare e mexilhões, entre outras delícias. Contudo, o preferido dos visitantes ao longo dos anos tem sido o já famoso sanduíche de leitão – que obviamente está confirmado no cardápio do próximo evento.
Chegando aos dez anos de vida, o restaurante dos irmãos Marcelo Correa Bastos e Nina Correa Bastos está maduro, com estilo cada vez mais definido, mas sempre propondo novidades. Os pratos de estilo brasileiro, porém sempre abertos a influências internacionais, ganharam o reforço do sabor da brasa – e é essa linguagem de cozinha que o chef Marcelo leva ao Taste. No cardápio, não faltará o sanduíche de camarão, sempre um sucesso no evento, mas também preparações finalizadas na grelha, como os quiabos com missô.
Destaque do Taste desde a primeira edição, a famosa grife gastronômica de Gero Fasano está presente não apenas nas principais capitais brasileiras, mas também no exterior: a casa mais recente foi aberta em Nova York, com grande sucesso. Transitando entre a cozinha clássica italiana e pratos mais despojados (com as marcas Trattoria e Gero Panini), o Fasano já faz parte da história do Taste. Seu tiramisù, por exemplo, é um dos itens mais vendidos em todas as edições do evento (a sobremesa não faltará em 2022, é claro). Este ano, mais uma vez sob o comando do chef toscano Luca Gozzani, o restaurante vai oferecer ao público receitas consagradas, mas também novidades (como o sanduíche de focaccia assada na hora).
Incansável na criação de restaurantes e conceitos gastronômicos, a chef Renata Vanzetto está no mercado paulistano desde 2009 e fez sua estreia no Taste em 2021 (embora sempre tivesse dado aulas nas edições anteriores). Agora, ela retorna ao evento participando nos dois fins de semana. Cada uma de suas casas representa um estilo, da cozinha autoral a receitas familiares, da culinária asiática ao cardápio de bar. Renata levará ao Taste cinco criações, cada uma representando um restaurante.
Os restaurantes de Claude e Thomas Troisgros são um sucesso no Rio de Janeiro. E o Chez Claude, aberto em São Paulo em 2020, não fica atrás. Atualmente sob o comando do chef Pedro Franco (um velho conhecido do Taste, participando dos primeiros eventos pelo Fasano), a casa conquistou os paulistanos com os clássicos de Claude, que unem harmonicamente os sabores do Brasil e da França. Estreando no Taste, o Grupo Troisgros vai servir pratos icônicos não só do Chez Claude (como o peixe com banana), mas apresentar novidades do novíssimo Boucherie, abrindo agora em São Paulo.
Os restaurantes de Claude e Thomas Troisgros são um sucesso no Rio de Janeiro. E o Chez Claude, aberto em São Paulo em 2020, não fica atrás. Atualmente sob o comando do chef Pedro Franco (um velho conhecido do Taste, participando dos primeiros eventos pelo Fasano), a casa conquistou os paulistanos com os clássicos de Claude, que unem harmonicamente os sabores do Brasil e da França. Estreando no Taste, o Grupo Troisgros vai servir pratos icônicos não só do Chez Claude (como o peixe com banana), mas apresentar novidades do novíssimo Boucherie, abrindo agora em São Paulo.
Participante do Taste na edição de 2019, com grande sucesso, o restaurante do chef colombiano Dagoberto Torres (cujo nome homenageia a Isla Barú, no Caribe colombiano) volta ao evento. Especialista em peixes, moluscos e crustáceos, sempre trazendo sabores e técnicas que remetem à Colômbia (e ao Peru), o chef fez de seu pequeno estabelecimento nos Jardins um porto seguro para quem aprecia a cozinha do mar. No Taste, ele vai retomar a união de pratos feitos na grelha com receitas frescas e sempre muito bem condimentadas.
Telma Shiraishi abriu o Aizomê em 2007 e, desde então, vem consolidando cada vez mais sua presença na cena gastronômica paulistana. Cozinheira estudiosa das tradições, mas sempre atualizada com o que acontece no Japão e no Brasil, ela atualmente comanda a matriz do Aizomê, nos Jardins, a filial, na Japan House, da Avenida Paulista, e a cozinha do consulado japonês em São Paulo. Graças a sua atuação na difusão de produtos e da cultura alimentar nipônica, recebeu do governo do Japão o título de embaixadora da cozinha japonesa. No Taste, como já tem feito há vários anos, ela vai apresentar pratos frios e quentes, explorando receitas clássicas, mas também apresentando surpresas.