Tortilha de batatas - Taste Festivals Brasil

TORTILHA DE BATATAS

Por Oscar Bosch, do Tanit e Nit

Confira a live com o preparo da receita no nosso Instagram.

INGREDIENTES

  • 800g de batata (pode ser da variedade monalisa)
  • 5 ovos
  • 1 Cebola (opcional)
  • Azeite Chorizo espanhol (opcional)
  • E, claro: uma boa frigideira!

MODO DE PREPARO

  1. Corte a batata em cubinhos. Leve os cubinhos a uma frigideira, fria mesmo, coloque azeite, até cobrir. Ponha a frigideira no fogo médio, deixe aquecer; ela vai ‘confitar’, ficar macia; deixe até ficar dourada, mas sem queimar.
  2. Fatie a cebola em meias-luas, finamente. Doure em outra frigideira, com azeite, em fogo baixo/médio, até que fiquem mais escuras e macias. Reserve.
  3. Quando a batata estiver macia e dourada, passe para uma tigela, coando o azeite (não desperdice, ele poderá ser reaproveitado).
  4. Numa tigela, batata os cinco ovos; junte a batata coada; acerte o sal.
  5. Passe para uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite (reaproveite), deixe aquecer no fogo baixo; despeje os ovos misturados com a batata; deixe até as bordas começarem a mudar de cor e ficarem sólidas; veja com uma espátula se a tortilha se desprende bem do fundo; está chegando o momento de virar; coloque as cebolas refogadas por cima da batata com ovo. (Se for usar chorizo espanhol, também picado em cubos, este é o momento de colocar).
  6. Usando um prato, pressionado sobre a frigideira, bem junto, vire a tortilha, com um gesto rápido e objetivo. Despeje a tortilha de volta para a frigideira. Deixe dourar bem, até que a tortilha fique macia e bem cozida.
Receba novidades por e-mail!
Receba novidades por e-mail!