O sonho que Carlos Prado teve em 1983 se tornou a missão da Itaueira: “Produzir alimentos saborosos e confiáveis que levem prazer e saúde aos nossos clientes”. Fundada em 17 de outubro deste mesmo ano, por ele e seu irmão caçula, José Roberto Prado, a Itaueira Agropecuária S.A. iniciou suas atividades com a aquisição de uma fazenda no município de Canto do Buriti.
Nosso atual conselheiro, José Roberto Prado, foi o grande responsável pela criação de nossa imagem junto aos clientes. Quando numa das colheitas iniciais, o melão apresentou tamanho muito pequeno, de difícil comercialização porque o consumidor, desconfiado, achava que o melão havia sido colhido verde, antes de crescer, e que portanto estaria sem sabor, foi dele a ideia de colocar 2 ou 3 melões dentro de uma redinha, e vendê-los com rótulo e marca. Como o sabor era muito melhor que o da concorrência, os consumidores passaram a identificar que o melão saboroso era aquele “melão da redinha”, e se tornou o primeiro case de sucesso e importante ferramenta de Marketing de frutas no Brasil.
Produtora de alimentos como melões, melancias, pimentões, mel, camarão, sucos e polpas; e na comercialização da produção de Uva (por terceiros), das marcas Rei, Cepi, Gaia e Magali, a Itaueira desenvolve seu próprio método de plantio, incluindo técnicas de: preparo de solo, plantio, irrigação, fertilização, colheita e pós-colheita, higienização e treinamento de pessoal, adotando sempre que possível o uso da automação e da mecanização agrícola, para produzir um produto de qualidade para os mercados nacional e internacional. Sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são buscas constantes da empresa, que tem fazendas nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, com produção o ano todo.


