Um dos melhores endereços da coquetelaria em Brasília, o bar e restaurante Southside trata os drinques com esmero – uma característica forte da casa, que se estende à ambientação e à comida. No comando, está Gustavo Guedes, mixologista que domina os clássicos, mas se destaca principalmente nos coquetéis criativos, muitos deles com acento brasileiro e tempero do Cerrado (uma marca do menu que será apresentado no Taste).
Ana Paula Jacques é chef e professora, e participa dos principais movimentos de gastronomia de Brasília. Simon Lau, um dinamarquês apaixonado pela capital e pelo bioma do Cerrado, é o nome por trás do já lendário restaurante Aquavit. Ambos são integrantes do coletivo Cerrado no Prato e do Instituto Cajuzinho. Juntos, vão produzir um menu surpreendente, unindo a Dinamarca aos sabores cerratenses – e destacando produtos da comunidade kalunga, que também será beneficiada com o resultado da venda dos pratos.
Os irmãos Hamu, de origem sírio-libanesa, têm uma tradição de longa data com a boa mesa. O Lagash, comandado pela chef Fátima Hamu, ganhou fama por itens como o cordeiro, as kaftas, o falafel, a esfiha e outros mais. Leo Hamu, chef e charcuteiro, é um ícone brasiliense na produção artesanal de linguiças, bacon e muitos derivados de porco. Juntos no Taste, eles vão apresentar um cardápio dos mais apetitosos.
Os irmãos Hamu, de origem sírio-libanesa, têm uma tradição de longa data com a boa mesa. O Lagash, comandado pela chef Fátima Hamu, ganhou fama por itens como o cordeiro, as kaftas, o falafel, a esfiha e outros mais. Leo Hamu, chef e charcuteiro, é um ícone brasiliense na produção artesanal de linguiças, bacon e muitos derivados de porco. Juntos no Taste, eles vão apresentar um cardápio dos mais apetitosos.
Chef versátil e de muito talento, Thiago Paraíso vem mostrando que o litoral não está tão longe assim de Brasília: seu restaurante Ouriço tem sido considerado uma das melhores aberturas dos últimos tempos. Paraíso atrai um grande público com seu talento para saborosas moquecas, bobós e outros pratos com ingredientes do mar – e este é dos pontos fortes do cardápio que ele apresentará no Taste.
Verdadeiro embaixador da cozinha peruana em Brasília (além de ter casas em São Paulo e no Rio), Marco Espinoza trabalha com as muitas vertentes da culinária de seu país. Em restaurantes diferentes, ele se aventura pelos estilos chifa (chino-peruana), nikkey (de influência japonesa), pelo ceviche limenho e por outras especialidades. Porém, é no Taypá que alça seus voos mais alto, unindo o sabor do Peru a uma visão mais contemporânea.
Com casas como Lago e Bloco C, Marcelo Petrarca vem consolidando cada vez mais sua posição de um dos mais respeitados chefs de Brasília. Sua cozinha técnica, com ótimos produtos, pode ser apreciada tanto nos clássicos como em pratos mais populares. Sendo tradicional ou inovador, o chef coloca o sabor sempre à frente.
Apresentar uma visão eclética da cozinha mediterrânea, tratada de forma leve e apetitosa: assim são o já consagrado Almería e a novíssima Casa Almería. O restaurante comandado pela família Jabour, de longa história na gastronomia de Brasília, traz influência ibéricas, gregas, libanesas, italianas. E quem amarra tudo isso é a chef Luiza Jabour, com sólida formação na França. A cultura das tapas, a tradição das mezzés, a confeitaria clássica com toques atuais, todas essas influências entram no caldeirão da chef.
A experiência nas cozinhas de Londres e em grandes restaurantes de São Paulo foi fundamental para que o chef Luiz Trigo elaborasse seu estilo: a busca de sabores precisos, unindo boa matéria-prima e a técnica certa. E também para que ele chegasse à expertise com a carne de porco, caraterística principal de seu projeto Le Birosque. Seu prato-assinatura é a porchetta, a mais apreciada de Brasília – que tem presença garantida no Taste.
Gil Guimarães é uma referência de empreendedor gastronômico na capital federal, em vários segmentos. Mas principalmente com a pizza, ao estilo de Nápoles. Com a Casa Baco, ele soma a expertise pizzaiola de sua marca mais premiadada (a Baco) a uma visão de tratoria moderna, com influências brasileiras marcantes, sempre de olho nos ingredientes locais e no Cerrado.
O restaurante de Francisco Ansiliero é um clássico da capital. Um porto seguro acima de modismos. Expert nas carnes, no bacalhau e em muitas outras preparações tradicionais, Francisco, que hoje divide o comando da casa com suas filhas, é também um entusiasta dos ingredientes do Cerrado – que, volta e meia, aparecem em suas receitas.
Cristiano Komiya carrega um sobrenome de tradição em Brasília. Seu pai, Ryozo Komiya, já era um aclamado chef da cidade. E Cristiano levou a bandeira adiante, com o New Koto, referência gastronômica na capital, e com o Sakeyo, aberto em 2019 – o único izakaya (bar ao estilo japonês) de Brasília. Praticando a “cozinha de boteco” nipônica, o Sakeyo vai participar do Taste com suas pratos e petiscos cheios de autenticidade e sabor.
Cozinha contemporânea, sabores do Brasil, fusões entre Ocidente e Oriente… a ampla visão de gastronomia do chef André Castro é fruto de muitas viagens e vivências, e traduz o ecletismo de Brasília. No Taste, o chef vai demonstrar sua bagagem culinária em pratos cheios de sabor – inclusive seus já famosos curries.
O domínio das massas e das carnes é um traço essencial do trabalho de Agenor Maia, um chef que gosta de imprimir sua marca nas receitas do Olivae: sabores diretos, pratos bem temperados. Somando influências italianas, mas sempre inquieto e aberto a inovações, Maia também gosta dos sabores do Cerrado e dos produtos regionais. E é dele o espaguete à carbonara mais conhecido da cidade, um dos destaques de seu menu no Taste.